PRPI destaca importância do Programa de Iniciação à Pesquisa
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFG reformulou o Programa de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação 2019-2020, tendo como um dos principais objetivos enfatizar o propósito do Programa, que é proporcionar um meio para que o estudante de graduação possa se iniciar nas atividades de pesquisa em sua área de formação ou correlatas. A obtenção de bolsa é um elemento adicional importante, mas não é a finalidade do Programa.
Gostaríamos de enfatizar a importância de fortalecermos e ampliarmos esse Programa que, comprovadamente, qualifica a formação do estudante, favorecendo o desenvolvimento de habilidades que podem ajudá-lo em qualquer escolha profissional que fizer, bem como em sua vida pessoal. Dentre estas habilidades, incluem-se: a resolução de questões complexas, o espírito crítico e a organização, a escrita e a verbalização de ideias, desenvolvimento de projeto e gerenciamento de tempo, fortalecimento de princípios éticos profissionais, criatividade, capacidade de pensamento abstrato e formação de redes para trocas de experiência.
Um estudo do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) / Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações mostra alguns indicadores de impacto da Iniciação à Pequisa (estudo na íntegra em https://goo.gl/rhTQHP). Entre eles:
- O PIBIC influencia uma formação pós-graduada mais precoce e mais articulada com a graduação;
- Diferencia o perfil de empregabilidade e de remuneração
Para continuar o esforço para fortalecer a formação do egresso, convidamos a todos para participar do Programa de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação da UFG, cujo período de inscrição vai até 15/4.
Acesse o link para a íntegra do Edital e para o tutorial de cadastro de proposta: https://prpi.ufg.br/p/28121-iniciacao-a-pesquisa-2019-2020